Resenha: O Livro dos Vilões

Olá minha gente! E a vida, como vai? Aqui vai tudo como sempre, meio entediante, mas fazer o que. Estou aproveitando as férias pra descansar bastante, e me preparar emocionalmente para o Ensino Médio. Além disso, ando quase morrendo de calor e usando bastante o meu sketchbook, talvez algum dia eu mostre algumas páginas dele pra vocês... Me desculpem pelo atraso nos posts, ocorreram alguns problemas técnicos com a internet aqui em casa. O bom é que agora a situação já se normalizou, então podem esperar mais posts.

O calor esta angustiante. Sinto tanta falta do inverno, não consigo nem aguentar. Essa calor me cansa tanto, não ta nem vontade de fazer as coisas. A única coisa boa é o sorvete. Mal posso esperar pelo frio. Sem insetos, sem suor, blusas quentinhas, chá e chocolate quente. Duvido que vocês não sintam falta de deitar no sofá, se cobrir inteiro e assistir um filme naquele friozinho gostoso? A única coisa ruim é ter que sair da cama de manhã, mas fazer o que.

Outra coisa que gosto muito de fazer no inverno (e em todas as outras estações) é ler. Hoje eu trouxe a resenha de um livro que eu comprei por puro impulso. Comprei-o pela sua capa bonita, pois é minha gente, bom leitor também faz isso. Não vou dizer que me arrependi amargamente, porque isso seria exagero, mas também não direi que amei, porque isso seria mentira.


O Livro dos Vilões / Editora: Galera Record / Gênero: Fantasia

Assim como seu antecessor, "O Livro das Princesas", o livro reúne 4 textos -dois de atores nacionais, dois de atores do exterior- que recontam os clássicos contos de fadas, dessa vez com foco em seus icônicos vilões. #Stepsisters de Cecily von Ziegesar, Menina Veneno de Carina Rissi, Quanto Mais Afiado o Espinho de Diana Peterfreund e A Menina e o Lobo de Fábio Yabu, recontam as história de Cinderela, A Branca de Neve, A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, respectivamente. 


O primeiro conto é, na minha opinião, o pior de todos. A narrativa é um pouco repetitiva e os personagens são pouco atraentes. Eu entendo quando a história tem um personagem ou outro que é desagradável, mas esse conto se superou e conseguiu a proeza de criar todos os personagens com personalidades irritantes e chatas. Sem nenhuma grande surpresa, a narrativa é bagunçada e cansativa. De um momento para outro o caráter dos personagens muda e você fica perdido, sem saber qual é a verdade ou o que está acontecendo.
Acho que o principal erro desse conto são os personagens mal construídos e, por consequência, extremamente superficiais. Cinderela mesquinha, príncipe medíocre, vilões miseráveis. Sem nenhuma personagem forte se perde o interesse no conto rapidamente.
E por último, não gosto de histórias muito "adolescentes". Com o garoto popular que todas as meninas querem pegar, a patinho feio por quem o rapaz se apaixona, as meninas malvadas que não aceitam isso, festas, bebida, etc. Essa frase basicamente resume este conto, com algumas alterações, mas o espírito da coisa é o mesmo.



Depois da grande decepção que o primeiro texto foi, eu esperava que esse fosse bom, ou que pelo menos prendesse a minha atenção. E tenho que dizer que ele cumpriu isso e me impressionou com sua qualidade. O conto mais engraçado do livro, que me surpreendeu quando me vi torcendo energeticamente para que a vilã desse uns bons tabefes em sua enteada. 
A vilã foi super bem construída, apaixonada por si mesma, sarcástica e conhecedora do seu potencial de seduzir homens a sua volta. Malvina é simplesmente uma diva, com direito a toda beleza e a toda fama. E mesmo assim não deixa de ser uma mulher, talvez um pouco... sensível? Não se deixa abalar, mas teve um passado infeliz antes de se tornar essa mulher rica e maravilhosa. E lá no fundo, bem lá no fundo, seria um pouco de bondade que ainda existe em seu coração?
Com sua narrativa leve e cativante esse conto ocupa o segundo lugar dos meus favoritos desde livro.



Se o conto anterior trouxe as risadas ao livro, esse é a pitada de melancolia que faltava. A história é bem diferente do que a original, mas isso não afeta sua qualidade. Nossa protagonista além de ter que enfrentar todos os problemas comuns da adolescência se vê tento que encarar o preconceito que todos a sua volta tem por ela ser de uma família de bruxas. Ela só queria socializar, ter amigas, frequentar festas, ir a escola, assim como todos os outros jovens, mas para uma garota como ela isso não é tão fácil. 
Novamente a temática adolescente volta, e bem, eu continuo não gostando muito. Mas a questão principal aqui não é isso, e sim a profundidade da personagem principal. Além disso o texto trata de temas recorrentes no mundo dos jovens, como o uso de drogas, a popularidade e o amadurecimento.
Malena é uma bruxa forte, e é isso que ela nos mostra nessa história.



E finalmente chegamos ao meu conto favorito! Não esperava um texto tão poético e profundo nesse livro, que me fizesse refletir, angustiar e sorrir tanto. Fábio Yabu nos mostra o Mundo dos Contos de Fada como ele realmente é, da perspectiva de um personagem que foi criado para sofrer, o Lobo Mau. Outros personagens deixados de lado também aparecem nessa história emocionante, estes são aqueles que não agradam as crianças tanto quando as princesas e os heróis. 
Além da narrativa comovente e empolgante e dos personagens de personalidades fantásticas o texto traz um questionamento muito profundo. Neste mundo existe um criador, que no caso é o Narrador dos contos de fada, é ele que diz como tudo deve ser e castiga quem não cumpre as regras. O que se interpretado com cuidado pode ser visto como uma reflexão religiosa.
Esse conto tomou um espaço especial em meu coração para si, com a história emocionante desse lobo, corajoso lobo, que estava cansado de ser maltratado e de ter medo e por isso saiu em busca de uma vida melhor e acabou em nosso próprio mundo.


Apesar de ter opiniões muito diferentes sobre cada história, valeu a pena ler o livro inteiro. Conheci personagens ótimos, e outros nem tão bons assim. Torci pela vilã e emocionei com um certo Lobo Mau. Pelo sim pelo não, mais um livro lido para lista! ^^


4 comments:

  1. Nunca tinha ouvir falar desse livro, mas ele parece bom.
    Ótima resenha.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É um livro novo ainda e não teve muito foco na mídia, só conheci por causa das infindáveis horas em livrarias hahaha
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado ^^

      Beijos, Isa.

      Delete
  2. Realmente o calor que esta fazendo nos últimos dias está demais, me sinto no Saara ç-ç
    Sua resenha está muito boa, deu para entender bem o livro, os contos dele parecem ser bem interessantes!

    http://scribbling-rainbow.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse calor do Saara está de matar T^T
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha e entendido, em breve teremos mais.

      Beijos, Isa.

      Delete